Já fomos crianças um dia e, se você foi uma que teve a chance de brincar em um parque infantil, por mais simples que eles tenham sido, deve ter boas lembranças na memória.

Afinal, geralmente é lá que a gente faz as primeiras amizades, toma os primeiros banhos de sol, tem contato com a natureza e se aventura nos brinquedos.

Por esses motivos é que os pais da atualidade e os diretores das escolas devem preservar essa tradição de instalarem playgrounds infantis e estimularem uma infância saudável para os pequenos.

Quer saber mais um objetivo de um parque infantil? Separamos outros 4! Confira:

1. O objetivo de um parque infantil é contribuir com uma infância feliz

Simples assim. Como dissemos na introdução, as brincadeiras no playground – seja ele instalado em parque de recreação, na pracinha da cidade, no condomínio ou na quadra da escola –, contribuem para uma infância feliz. Isso porque nessa fase as crianças começam a descobrir o mundo lá fora e a construir as primeiras impressões sobre ele. E nada melhor do que esse primeiro contato seja de forma lúdica e repleta de uma aventura segura, não é mesmo?

2. O parque infantil estimula a saúde física e psicológica

É muito importante saber da importância da brincadeira na vida dos pequenos. E em relação aos benefícios para o corpo e a mente deles, o parque infantil:

  • auxilia na concentração e na criatividade;
  • auxilia na resolução de problemas;
  • ajuda a desenvolver habilidades;
  • dá mais autonomia e liberdade para os pequenos;
  • ajuda no desenvolvimento motor.
  •  

3. O parque infantil também ajuda na socialização dos pequenos

Outro objetivo de um parque infantil é contribuir significativamente para a socialização das crianças, seja em parque de recreação, seja na escola, no condomínio, em praça pública ou em outros ambientes, como em restaurantes e shoppings que possuem esse serviço.

No parque infantil, as crianças aprendem a importância de se dividir o espaço e os brinquedos, a respeitar a vez do colega e esperar o seu tempo para brincar. Com isso, elas desenvolvem a noção do que é o direito de cada um e aprendem a respeitar os limites e o espaço do outro.

Além disso, é uma ótima oportunidade para pais observarem o comportamento das crianças e identificarem possíveis problemas que podem ser resolvidos quando elas ainda são pequenas, como o bullying, a falta ou o excesso de energia, problemas emocionais, etc.

4. O parque infantil dá mais liberdade aos pais e responsáveis

Quando se fala no verdadeiro objetivo de um parque infantil, muitas vezes olhamos apenas pelo lado dos pequenos, que se divertem e aprendem ao mesmo tempo; mas também existe outro lado: o de proporcionar que os pais tenham momentos de tranquilidade.

Atualmente existem vários parque indoor, restaurantes, hotéis e shoppings que têm brinquedo infantil em suas dependências e com uma equipe capacitada para cuidar dos pequenos – conceito conhecido como Kids Friendly.

Então, quando eles estão cheios de energia e os pais precisam de uma pausa para aproveitarem o ambiente e relaxarem, deixar os filhos no parque devidamente seguro e monitorado é uma boa opção. No final, todos se divertem!

Portanto, seja de madeira, de plástico, de ferro ou de madeira plástica, o importante é que o verdadeiro objetivo de um parque infantil seja cumprido: proporcionar uma infância saudável e divertida aos filhos, para que eles tenham boas recordações – assim como você. Aqui em Balneário Camboriú, vocês papais, podem contar sempre com o nosso parque infantil. Temos recreadoras a disposição das crianças, sistema de câmeras pelo ambiente todo, que pode ser monitorado via celular e uma lanchonete para o consumo dos pais e das crianças. Estamos esperando por vocês! Venha nos fazer uma visita e garantir a diversão dos seus filhos.

Abrir Conversa
Você precisa de ajuda?